Os estudos no Sistema de Ensino Aprende Brasil vão além dos livros. Em combinação com os recursos pedagógicos tradicionais, o método apresenta múltiplas ferramentas que ampliam as oportunidades de cativar os alunos e diversificar a abordagem dos professores para as disciplinas. Algumas dessas novas soluções que estão transformando o dia a dia nas salas de aula são os Objetos Educacionais Digitais (OED), que utilizam a gamificação para apresentar os conteúdos de forma dinâmica e lúdica.
Aprender sobre os órgãos do corpo humano, por exemplo, tornou-se uma experiência divertida com o OED Charadas do Corpo Humano, que funciona como um jogo on-line para promover o aprendizado. Por meio de perguntas e respostas, o aluno aprofunda seu conhecimento sobre as funções de cada parte do organismo, para passar de fases.
A música também é agente para o aprendizado no Aprende Brasil. O OED Eu Sou DJ simula instrumentos musicais com os quais os alunos podem compor trilhas sonoras para absorver melhor os seus estudos. Nele, o estudante cria melodias com diferentes ritmos, cruzando acordes e conteúdos aprendidos, para além das partituras. E a sensibilização supera a audição, com as opções de alteração de luzes e cenários, tornando a experiência um verdadeiro show!
“Os OEDs vêm para ampliar as possibilidades pedagógicas por meio de jogos, animações, simuladores e videoaulas. Eles podem ser utilizados por educadores para facilitar o processo de aprendizagem, trabalhando conteúdos e competências de forma simultânea. É uma tecnologia que auxilia no planejamento criativo das atividades educativas, despertando o interesse dos alunos.”
Giselle Lourenço Corso, editora multimídia no Aprende Brasil.
Giselle Lourenço Corso, editora multimídia no Aprende Brasil.
Esses são valiosos instrumentos à disposição dos professores para transformar a aprendizagem, dentro e fora das salas de aula. São ferramentas que unem a educação à diversão, para ampliar ainda mais a eficácia do Sistema de Ensino Aprende Brasil.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer