Em 2021, os colégios do Grupo Positivo seguem com a missão de superar os obstáculos enfrentados em 2020 e fazer com que os currículos escolares, propostos para cada ano, sejam cumpridos sem comprometer o aprendizado e o desenvolvimento integral dos alunos. Com uma estratégia humanizada, a instituição aposta em iniciativas pedagógicas que mapeiam as dificuldades dos estudantes de forma individualizada e traçam caminhos para recuperar, com efetividade, os conteúdos que possam ter ficado para trás.
Diante de um diagnóstico realizado no início do ano, o Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios (CIPP) entendeu que os efeitos da pandemia se estenderam ao comportamento escolar, gerando um distanciamento entre o aluno e a escola, tanto físico quanto emocional. Em consequência, a compreensão dos conteúdos em sala se tornou mais desafiadora, com a necessidade de reaproximar professores e alunos.
O Continuum Curricular, estratégia pedagógica estabelecida pelo Conselho Nacional de Educação e aprovada pelo MEC, foi implementado em nossas escolas com o apoio do Centro Pedagógico, frente a este cenário. Por meio de avaliações diagnósticas, simulados, verificações de aprendizagens semanais, circuitos de aprendizagem, apoio pedagógico, planejamentos em encontros formativos e a escuta constante, algumas ações foram decisivas para auxiliar os estudantes – e familiares – a retomarem o ritmo do processo educacional. De acordo com a gerente do CIPP, Maria Fernanda Suss, o ponto crucial dessa abordagem está no professor, que entende a necessidade do estudante conforme o trabalho pedagógico vai se desenvolvendo e, então, propõe a fluidez ideal para atingir o aprendizado efetivo.
“Entendemos que cada estudante está em um estágio diferente de aprendizagem, por isso o professor tem a autonomia para organizar ações de modo a inserir todos os estudantes no processo com vista a uma aprendizagem efetiva.”
Maria Fernanda Suss, gerente do CIPP.
“Entendemos que cada estudante está em um estágio diferente de aprendizagem, por isso o professor tem a autonomia para organizar ações de modo a inserir todos os estudantes no processo com vista a uma aprendizagem efetiva.”
Maria Fernanda Suss, gerente do CIPP.
Por meio de circuitos de aprendizagem, assistências, grupos de estudo e apoio pedagógico, técnicas didáticas são aplicadas na busca pela aprendizagem efetiva. No entanto, o trabalho é contínuo e novas estratégias surgem a cada passo dado. Por isso, a escola está sempre atenta e, principalmente, aberta para rever rotas, corrigindo o que for necessário ao longo do percurso, como reitera Maria Fernanda: “É um desafio imenso, pois não existe uma ‘receita de bolo’. Seguimos revendo os caminhos, construindo e apoiando a trajetória educacional de nossos alunos da melhor forma possível. Somado a isso, ainda temos o compromisso de tranquilizar a comunidade escolar, a fim de que enfrentemos juntos este novo tempo”.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer