O preparo para o vestibular oferecido pelo Curso Positivo e pelos colégios do Grupo Positivo está rendendo índices recordes nas últimas aprovações. Mesmo diante dos diversos desafios e incertezas que a pandemia trouxe, principalmente com relação à realização das provas dos vestibulares, a formação sólida e continuada manteve os alunos bem preparados para enfrentar os concursos mais disputados do Brasil.
As seguidas postergações no calendário de provas das universidades, principalmente as públicas, criaram incertezas nos alunos, gerando até um estado emocional frustrante.
“Preparar-se para o vestibular visando a uma vaga em cursos em que a concorrência é muito alta e que, por força de circunstâncias, as provas são adiadas, cria um estado emocional frustrante, de injustiça, de raiva, de desconsideração. Tal estado de alerta, por muito tempo, pode provocar danos à saúde tanto física quanto psíquica.”
Ivo Carraro, psicólogo, especialista em Psicopedagogia e orientador educacional no Curso Positivo.
Ivo Carraro, psicólogo, especialista em Psicopedagogia e orientador educacional no Curso Positivo.
Para administrar essa realidade, ao longo dos últimos meses, campanhas engajaram os “Posilovers” (como são chamados os alunos do Curso Positivo) a manterem o pique nos estudos e a turbinarem a compreensão dos conteúdos. Aulões, PosiWeek (semana dedicada a estratégias de estudos para o vestibular da UFPR) e até o resumo do edital, divulgado pela universidade com as alterações propostas, foram elaborados para que os alunos ficassem antenados e bem preparados.
Na ação Mandei Bem no Enem, os melhores resultados de recém-aprovados foram compartilhados nas redes sociais, servindo de inspiração para os seguidores. As altas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram atribuídas ao preparo diferenciado oferecido pelo Terceirão e pelos demais cursos preparatórios do Positivo, de acordo com os depoimentos registrados.
O ex-aluno do Colégio Positivo e Curso Positivo em Ponta Grossa, Matheus Salina, por exemplo, foi aprovado em Medicina, com a maior pontuação da história dos vestibulares da UEPG. Mesmo em meio a uma pandemia, ele conta que não se deixou abalar e, com a ajuda dos professores e muita força de vontade, conseguiu realizar o sonho de ser aprovado em uma universidade pública.
“No começo da pandemia, a preparação foi difícil. A gente começou estudando em casa, longe dos professores, dos amigos e da convivência escolar. Foi um processo de adaptação: estudar em casa, um local de trabalho diferente, com outro tipo de barulho, sensações diferentes. Mas sempre tentei estudar muito e deu no que deu.”
Matheus Salina, ex-aluno do Colégio Positivo e Curso Positivo em Ponta Grossa.
Matheus Salina, ex-aluno do Colégio Positivo e Curso Positivo em Ponta Grossa.
Siga os perfis do Curso Positivo e dos colégios no Instagram e acompanhe as últimas aprovações e depoimentos dos mais novos universitários.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer