Quem acompanha as notícias sabe que ataques cibernéticos e vazamentos de dados e de informações confidenciais têm se tornado rotina em um mundo cada vez mais conectado – e também mais vulnerável –, com o avanço das tecnologias digitais, sobretudo aquelas relacionadas à internet, como arquivamento de dados em nuvem.
Todos esses avanços facilitam, e muito, nossas vidas, mas, por outro lado, também nos tornam mais vulneráveis e suscetíveis aos novos vilões da “modernidade”: os hackers. E, para as empresas, a situação pode ser ainda mais delicada, pois envolve milhares de dados e informações sigilosas que, se vazadas, podem comprometer não apenas os próprios colaboradores, mas também clientes e, consequentemente, a estabilidade da instituição.
Para orientar os colaboradores, visando à segurança deles e da empresa, o Grupo Positivo tem desenvolvido diversas ações educativas para que, juntos, possamos bloquear riscos e ameaças à segurança da informação.
Uma iniciativa da área de Compliance, o Clique consciente, clique positivo reúne diversas ações para conscientizar todos sobre a importância das atitudes de cada um para a segurança coletiva. Com base no Código de Conduta do Positivo e das diretrizes de Compliance, são abordados temas que reforçam quais são as atitudes e os cuidados que se esperam dos colaboradores, por meio de comunicados, vídeos, jogos e quizzes, entre outros.
Uma das ações do Clique consciente, clique positivo, elaborada em parceria com a TI do Grupo Positivo, é o game Hacker Rangers. Nele, os colaboradores estão se tornando a linha de frente na batalha contra os cibercriminosos. A aposta foi na mudança de conduta dentro de “casa”, para atacar o que vem de fora.
Por meio da plataforma gamificada, os participantes enfrentam as diferentes fases de um jogo, que ensina a identificar armadilhas virtuais e a atuar de forma colaborativa para melhorar a segurança on-line. Nela estão incluídas, ainda, pílulas de informação a respeito dos cuidados necessários para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados. Os conteúdos são abordados em videoaulas, quizzes e testes sobre o tema, e a plataforma conta, também, com a interação dos jogadores por meio de ciberatitudes (reportes e detecção de riscos).
Além disso, semanalmente são divulgados, por meio dos canais da Comunicação Interna, os colaboradores que estão no top 3 do ranking geral de cada unidade, o que tem gerado uma competição saudável entre os participantes. Cláudia Wagner de Castro, editora de Conteúdo no Aprende Brasil, está sempre presente entre os primeiros colocados em sua unidade e afirma que tem sido bem divertido participar. “Tenho incorporado vários aprendizados no meu dia a dia, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Parabenizo o Grupo Positivo por essa parceria com o Hacker Rangers, que desenvolve a cibersegurança entre os colaboradores, trazendo conteúdos de muita qualidade de forma leve e descontraída”, afirma.
E você, quer testar seus conhecimentos e saber se tem agido de forma correta com relação à proteção das suas informações pessoais e da empresa?
Você pode ser o próximo a aparecer no pódio entre os melhores.
“O desafio de construir uma cultura de segurança da informação é, sem dúvida, o caminho mais adequado para combater às ações de hackers e outros. Todos nós podemos contribuir para uma sociedade melhor, com atitudes simples. Afinal, não precisamos de ferramentas nem mesmo de tecnologia para combatê-las.”
Anderson Macionki, gerente de Infraestrutura de TI.
Anderson Macionki, gerente de Infraestrutura de TI.
Na Positivo Tecnologia, o programa Todos Contra o Phishing busca gerar um comportamento digital positivo, que apoie o fortalecimento de hábitos seguros. Por meio de uma plataforma de última geração, são realizadas campanhas que simulam ataques de phishing (crimes que têm como premissa enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais) e mapeiam a capacidade de detecção e resposta dos colaboradores com relação a atitudes suspeitas. Além disso, o programa oferece treinamentos específicos para aqueles que são capturados pelas “armadilhas”. O propósito é aumentar a maturidade das equipes, trazendo segurança para o andamento dos negócios.
“Precisamos estar atentos às crescentes ameaças digitais e, para isso, o melhor caminho é o conhecimento. Todos precisam ser agentes de Segurança da Informação e ajudar a disseminar o comportamento seguro, no trabalho e, também, em casa.”
Nandor Feher, gerente de Segurança da Informação e Privacidade de Dados da Positivo Tecnologia.
Nandor Feher, gerente de Segurança da Informação e Privacidade de Dados da Positivo Tecnologia.
No dia a dia dos colaboradores, a empresa também insere “pílulas” de conhecimento sobre segurança e privacidade, abordando os principais temas da atualidade, como Dia a dia com a LGPD, Tratamento seguro das informações e como endereçar à segurança e privacidade desde o início dos projetos (Security and privacy by design), que apoiam os colaboradores a tomar decisões seguras em suas atividades.
“As campanhas de treinamento de Segurança da Informação são importantíssimas, pois ajudam a desenvolver uma maturidade de cibersegurança e estimular a preocupação sobre os perigos cibernéticos, como phishing e engenharia social, que vêm crescendo. Cada um de nós deve ser um agente da segurança da informação, no trabalho e também em nossas vidas pessoais.”
Matheus de Araujo Costa, analista de Segurança da Informação na área de TI da Positivo Tecnologia.
Matheus de Araujo Costa, analista de Segurança da Informação na área de TI da Positivo Tecnologia.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer