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Um ano de desafios cumpridos para o Instituto Positivo

Instituto Positivo encerra 2020 com um balanço favorável para o ADE Granfpolis

Um ano de desafios cumpridos para o Instituto Positivo

Instituto Positivo encerra 2020 com um balanço favorável para o ADE Granfpolis

Apesar de todos os desafios impostos pela pandemia em 2020, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis, apoiado diretamente pelo Instituto Positivo, trabalhou muito para levar formação a professores, coordenadores e gestores escolares e unir ainda mais a comunidade escolar da região. Com ampla participação dos 21 municípios que integram a Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), as ações de 2020 envolveram mais de mil profissionais da Educação das redes municipais.

CRÉDITO: Arquivo pessoal

“O ano foi de grandes desafios. A adequação das escolas e a preocupação com a aprendizagem dos alunos fez com que a comunidade escolar se unisse para conquistar resultados. Proporcionamos importantes momentos para troca de experiências e ideias, permitindo a melhor tomada de decisões com relação a algo nunca vivido nas unidades escolares. A união entre os municípios e a perseverança de fazer sempre o melhor é o que podemos destacar de 2020.”

Cristiane da Fonseca,
coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo.

CRÉDITO: Arquivo pessoal
“O ano foi de grandes desafios. A adequação das escolas e a preocupação com a aprendizagem dos alunos fez com que a comunidade escolar se unisse para conquistar resultados. Proporcionamos importantes momentos para troca de experiências e ideias, permitindo a melhor tomada de decisões com relação a algo nunca vivido nas unidades escolares. A união entre os municípios e a perseverança de fazer sempre o melhor é o que podemos destacar de 2020.”

Cristiane da Fonseca,
coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo.

Jornada de Professores

Um dos projetos de destaque do ano foi a Jornada de Professores. Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos docentes para o retorno das aulas presenciais, a iniciativa possibilitou encontros on-line para professores de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, trazendo reflexões sobre a escolarização das crianças no contexto da pandemia. Foram realizados 22 encontros, com a participação de 300 professores de 18 municípios, e 94% dos participantes consideram como positiva a proposta de trabalhar em parceria com outros municípios.

Gestores Escolares em Movimento

Já o projeto Gestores Escolares em Movimento, criado em 2018, migrou para o formato virtual. Os encontros trataram sobre gestão democrática e o acesso, permanência e sucesso na escola, temas relevantes e presentes no dia a dia dos profissionais. Também foi realizada uma palestra virtual sobre bem-estar e felicidade, com o intuito de acolher os profissionais em meio a tantas adaptações nas escolas.

Participação média de 350 gestores e coordenadores pedagógicos de escolas municipais dos 21 municípios

52 horas de formação, em 18 encontros on-line de 2 horas cada

2 encontros presenciais de 8 horas cada, que ocorreram antes do início da pandemia

Soluções para alfabetização e correção de fluxo escolar

As soluções educacionais para alfabetização e correção de fluxo escolar Se Liga e Acelera Brasil também ganharam um novo formato. Mesmo em um processo de educação remota, os municípios de Tijucas, Paulo Lopes e Alfredo Wagner, em Santa Catarina, se destacaram por manter o compromisso de aplicar as soluções educacionais para alfabetização das crianças com distorção idade x série, que ainda não tinham sido alfabetizadas. Profissionais das redes parceiras foram incansáveis, pensando em alternativas, possibilidades e oportunidades para aproximar os alunos e permitir a continuidade no acesso aos estudos.

Ao todo, 70 crianças concluíram o ciclo das soluções educacionais

Professores passaram por 6 encontros de formação e troca de experiências

Vamos fazer esta conta juntos?

O projeto “Vamos Fazer Essa Conta Juntos?”, lançado em 2018, com o objetivo de contribuir com a análise de indicadores financeiros e educacionais e na tomada de decisão quanto à organização orçamentária, teve sua fase final em março de 2020. Ao lado da Granfpolis, o Instituto Positivo realizou análise de dados e apresentou devolutivas presenciais e individuais, com recomendações e um caderno de indicadores para cada município.

20 municípios do ADE aderiram ao projeto

16 deles concretizaram ações recomendadas para melhoria dos processos

Incentivo às famílias para o ensino remoto

O ADE Granfpolis também realizou uma campanha de incentivo às famílias para as atividades não presenciais. Com os pais tendo que ajudar nas atividades que antes eram realizadas exclusivamente em sala de aula, a campanha estimulou a continuidade do trabalho educacional em casa e mostrou a importância de a escola estar mais próxima das famílias. Em parceria com a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, o Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (CoGemfri) e o Instituto Positivo, a ação atingiu mais de 94 mil estudantes das redes municipais de Educação da região da Granfpolis e suas famílias.

Colaboração ativa

Para atender às demandas e fortalecer os gestores municipais frente às mudanças na Educação, ocasionadas pela pandemia, foi criado o projeto Colaboração Ativa. O espaço virtual serviu para troca de experiências entre os municípios, recebimento de orientações, diálogos e acolhimento, promovendo o fortalecimento dos profissionais e do grupo como um todo.

Foram realizados sete encontros do projeto, que teve entre as principais pautas a reorganização dos calendários escolares; a realização de atividades pedagógicas não presenciais; legislação; orientações gerais para estruturar a rede de ensino para o período de suspensão de aulas; os posicionamentos do Conselho Nacional de Educação e a definição pela construção do projeto Jornada de Professores.

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