Inovação é uma das palavras-chave do momento de mudanças e incertezas que vivemos e esse movimento não passou longe da educação. Com todas as restrições que a pandemia nos impõe, foi – e ainda está sendo – necessário encontrar novos caminhos para o aprendizado.
A tecnologia tornou-se um grande aliado dos educadores, rompendo paradigmas com relação ao trabalho docente. Quando a distância se tornou um fator a ser considerado na relação entre professor e aluno, foi preciso pensar em novas ferramentas e metodologias para deixar a aprendizagem mais significativa e real para o estudante. As paredes físicas da sala de aula foram “quebradas” e um novo jeito de ensinar foi tomando forma.
Apesar de a pandemia ter impulsionado essa dinâmica, percebeu-se, no atual cenário, o quanto a educação precisa ser fluida e maleável para se adequar à evolução da humanidade.
Enxergamos com muita clareza o potencial disruptivo das formas de educarmos e a urgência que os próprios alunos tinham em busca de uma nova linguagem de ensino.
Maria Fernanda Suss, gerente do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP).
Com essa nova perspectiva, as unidades de ensino do Grupo mudaram as suas abordagens e formularam diferentes opções para os formatos das aulas, colocando, à critério de escolha do aluno, pais e responsáveis, a decisão de adesão a cada tipo de modelo. O objetivo é favorecer a aprendizagem e a absorção dos conteúdos ensinados em sala de aula, sem comprometer a qualidade de ensino e a segurança dos estudantes.
Dentro do ensino remoto, passamos a oferecer muito mais do que ofertávamos presencialmente. Conseguimos nos adequar às necessidades dos alunos. Hoje, eles conseguem ser transportados para a sala de aula virtualmente e têm a experiência do professor na frente deles, como se estivesse em suas carteiras na escola. Isso acabou gerando um índice de aceitação de 92%, um reflexo além do esperado.
Alceu Gnoatto, diretor do Curso Positivo.
O ensino se tornou híbrido, com a mescla do formato presencial e o formato digital, sendo ofertado em quatro modelos.
Todos os alunos participam das aulas nas escola com seus professores.
Acesso às aulas on-line e ao vivo, exclusivamente pela plataforma Positivo+.
Aulas presenciais e aulas on-line ao vivo, em semanas alternadas. Os alunos participam das aulas on-line de casa.
(1 semana presencial na escola e 1 semana remota em casa)
Aulas presenciais e aulas on-line ao vivo, em semanas alternadas. Os alunos participam das aulas on-line na própria escola, em sala específica.
(1 semana presencial na escola + 1 semana acompanhando as aulas remotas na escola)
Além da nova proposta de rodízio entre aulas presenciais e on-line, turbinou os materiais disponibilizados virtualmente para o aluno, tornando o aprendizado mais amigável e atrativo.
As turmas são divididas em três grupos. Em sistema de rodízio, os alunos têm aulas presenciais duas vezes na semana, respeitando o número máximo de ocupantes permitido na sala.
A aposta está nos multicanais, para complementar a tradicional metodologia de aulas digitais. Os canais virtuais trazem materiais com os conteúdos das aulas, simulados e revisões on-line, além de formas de interatividade entre o professor e o aluno (por exemplo, pelo Whatsapp).
Plataforma que reúne toda a tecnologia de ensino do Curso Positivo e o conhecimento da equipe de professores, traz conteúdos exclusivos e atualizados periodicamente.
Apresentado pelos próprios professores, o podcast no Spotify traz as principais notícias do Brasil e do mundo narradas de forma crítica, a fim de trazer a perspectiva do assunto pelo prisma das diversas disciplinas.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer