No último ano, devido às mudanças na rotina da área da Educação, a Editora Aprende Brasil criou uma série de ações para apoiar a comunidade escolar em todo o país, com recursos que possibilitaram o ensino sem sair de casa. Uma experiência que oportunizou a melhoria de programas e produtos para atender de maneira ainda mais satisfatória às demandas deste ano.
O Aprende Brasil Digital é uma plataforma on-line, pensada para diferentes redes de ensino, que substitui o Aprende Brasil On. A partir dela, alunos e professores podem utilizar o que há de mais moderno, acessível e intuitivo, em um ambiente dinâmico e organizado, com ferramentas de compartilhamento que os tornam protagonistas. Eles também contam com trilhas de aprendizagem e outros recursos digitais vinculados ao Livro Didático Integrado. Além disso, docentes e gestores podem acompanhar e se comunicar com os estudantes onde quer que estejam.
Entre os benefícios dessa novidade estão:
Sequências didáticas, dicas dos assessores pedagógicos, videoaulas e uma biblioteca de documentos são recursos exclusivos para uso do professor e que, certamente, irão contribuir para a dinamização do processo de ensino.
Uma ferramenta de registro pessoal e coletivo para armazenar, organizar e compartilhar itens que representem a aprendizagem dentro da própria plataforma. Nela é possível que professores e alunos incluam documentos, gráficos, arquivos de áudio, vídeos, apresentações e trabalhos realizados, que demonstrem o domínio de conteúdos em determinada área.
Para acompanhar o desenvolvimento do estudante, o professor e o gestor escolar contam com uma página exclusiva para a avaliação processual e contínua de cada um.
“Os objetos educacionais são algumas das potencialidades do nosso novo espaço digital, que conversa com a Base Nacional Comum Curricular e traz novas propostas metodológicas ativas. Nele, o aluno é protagonista em seus processos de aprendizagem, com a mediação dos professores. É um espaço seguro e responsável para as dinâmicas digitais com toda a comunidade escolar.”
Rodrigo Fornalski Pedro, assessor da área de Conhecimento da Editora Aprende Brasil.
Rodrigo Fornalski Pedro, assessor da área de Conhecimento da Editora Aprende Brasil.
“Os ensinos remoto e híbrido se tornaram uma realidade em nosso país. Percebo o quanto já evoluímos nesses modelos, mas também o quanto podemos avançar com relação à qualidade da educação pública no Brasil. O Aprende Brasil Digital pode contribuir efetivamente para a equidade educacional que tanto desejamos, guiado pelo lema: nenhuma criança e nenhum professor ficam para trás! ”
Giselle Lourenço Corso, editora multimídia da Editora Aprende Brasil.
Giselle Lourenço Corso, editora multimídia da Editora Aprende Brasil.
Com foco nos mais de 2,2 milhões de professores da Educação Básica brasileira, o podcast PodAprender possibilita a discussão acerca de assuntos que envolvem processos educativos e a rotina de quem vive essa realidade. São 24 episódios na primeira temporada, reproduzidos quase oito mil vezes.
Enquanto a primeira temporada registra resultados surpreendentes, a segunda já está sendo preparada e deve estrear ainda no primeiro semestre de 2021, para continuar contribuindo para o desenvolvimento da Educação Básica brasileira e inspirar equipes pedagógicas.
Os bate-papos são lançados quinzenalmente e duram cerca de meia hora, além de contarem com a presença de especialistas renomados. Você pode ouvir no Spotify, no Apple Podcasts, no Deezer e nos principais agregadores de podcasts disponíveis.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer