A cada novo processo eleitoral, a preocupação com a continuidade de projetos e políticas públicas volta à pauta, sobretudo nas localidades onde, a partir de janeiro, novos governantes assumem as prefeituras. Objetivando colaborar com a manutenção de boas iniciativas educacionais em andamento nos municípios, o Instituto Positivo (IP) elaborou um conjunto de ações voltadas, de maneira especial, a gestores municipais de educação.
Questões como responsabilidade cidadã, ética e poder, o impacto das rivalidades políticas e a importância de construir um legado, por meio de registros de dados e informações que podem ampliar as chances de continuidade e progressividade dos projetos e políticas, foram abordadas no webinar “Transição política consciente: pela bandeira da educação”, no dia 5 de outubro.
O bate-papo foi conduzido pelo empresário, professor e cofundador do Instituto Ethos, Ricardo Young, e pelo professor universitário e cientista político Humberto Dantas. O público – formado por profissionais da área, representantes do terceiro setor e de nove iniciativas de colaboração – tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e trazer outros pontos importantes para o debate.
O webinar está disponível no canal do YouTube do Instituto Positivo, junto a uma série de vídeos gravados pelos palestrantes, respondendo perguntas e fazendo reflexões sobre o momento da transição da gestão municipal.
Ricardo Young, professor e cofundador do Instituto Ethos
Humberto Dantas, professor universitário e cientista político
Além de debates e reflexões, o Instituto Positivo vai contribuir e acompanhar as ações de transição municipal do Arranjo de Desenvolvimento da Educação da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, o ADE Granfpolis, em Santa Catarina. Em parceria com a Associação e com os municípios que integram o Arranjo, serão programados encontros individuais de apresentação do ADE aos novos gestores municipais. Também está prevista uma ação para que eles registrem o compromisso de continuidade, por meio da assinatura de um documento.
Todas as iniciativas se baseiam no princípio de que a educação pública de qualidade também depende de uma transição de governo bem feita, o que vai além do atendimento a questões legais.
Nesse processo, é importante que haja uma análise respeitosa, cautelosa e harmônica das ações e políticas públicas que estão trazendo eficiência, eficácia e efetividade para a população, de modo a mantê-las, independente de partidarismos ou rivalidades.
IP também lançou a cartilha “Transição de Governo Municipal – Regime de Colaboração: pela continuidade, fortalecimento e aperfeiçoamento das iniciativas, políticas e programas educacionais territoriais”. Produzido em parceria com o Itaú Social e com apoio do ADE Chapada e Regiões e do Consórcio Conisul, o material traz reflexões para os dirigentes municipais e sugestões para que a educação do município não seja prejudicada com a transição política.
Com prefácio de Humberto Dantas, a cartilha traz ainda dois exemplos de ações territoriais que estão contribuindo para uma transição mais democrática e que valorizam os projetos e políticas educacionais em desenvolvimento. O material pode ser baixado gratuitamente no site do IP. Acesse aqui.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer