A saúde e a segurança no ambiente de trabalho são de extrema relevância para a Posigraf. Antes mesmo da necessidade de cuidados reforçados, devido à pandemia da Covid-19, já eram realizadas ações para desenvolver a consciência coletiva e uma cultura de precaução entre os colaboradores da empresa. A conscientização constante, além de voltada especificamente para o público interno, abrange também clientes, fornecedores e parceiros.
Um boletim semanal, enviado às áreas da gráfica nos formatos impresso e digital, por e-mail e WhatsApp, visa à comunicação sobre os assuntos relevantes aos departamentos de Saúde e Segurança e Meio Ambiente. Por meio dele, são listadas boas práticas, orientações e dicas sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs); cuidados com máquinas e ferramentas; e o descarte correto de resíduos. A iniciativa também faz um convite ao debate e diálogo acerca dos temas entre colaboradores e a gerência.
Entre os temas das ações da CIPA, estão a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e a segurança no trânsito, com direito a uma blitz no estacionamento da gráfica. Novas campanhas também foram estabelecidas em decorrência da Covid-19. Em julho, o enfrentamento ao coronavírus orientou o espaçamento entre assentos, a alteração de máquinas e a demarcação em pisos para promover o distanciamento social, com base em um protocolo elaborado pelo médico do trabalho da unidade, Dr. Lucas Nunes da Silveira.
A atuação constante de profissionais da saúde, assim como a criação de um comitê de acompanhamento, com integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), determinou uma série de cuidados especiais para prevenção à doença:
Adoção do home office para colaboradores administrativos;
Fornecimento de máscaras aos demais colaboradores e de álcool gel em locais de fácil acesso;
Tapetes sanitizantes nas portarias da empresa;
Aferição de temperatura no início dos turnos;
Aplicação de divisórias de acrílico entre mesas e no refeitório, a fim de evitar a contaminação por partículas de ar;
Separação de talheres em embalagens esterilizadas no refeitório;
Reorganização dos horários de almoço para evitar aglomerações.
Também são realizadas testagens para verificar a contaminação por Covid-19 em casos específicos, conforme a orientação médica. Com isso, há o afastamento imediato de possíveis infectados.
“A pandemia veio este ano para testar nossos limites e paciência. Como médico do trabalho, é claro que preciso me preocupar com o conforto dos colaboradores, mas a segurança sempre virá em primeiro lugar. Enquanto não houver vacina, precisamos entender que o uso da máscara não diz respeito somente à minha segurança, mas também à saúde coletiva. A pandemia não acabou, por isso, tenho dois recados importantes:
- Use máscara, higienize as mãos frequentemente e evite contato com pessoas que não convivem na mesma residência que você.
- Se estiver com sintomas respiratórios, procure atendimento médico o quanto antes. Se for indicado teste, fique isolado até o resultado e, se foi orientado isolamento por contato com suspeito, também se isole até a confirmação do resultado.
O vírus precisa de muito pouco pra continuar se disseminando, por isso, precisamos nos esforçar muito para tentar conter a doença!”
Lucas Nunes, médico do trabalho da Posigraf.
Todas as ações são apoiadas por uma liderança atenta à saúde dos colaboradores, iniciativas da Comunicação Interna e da área de Saúde Ocupacional, que está sempre à disposição para melhor atender ao protocolo de biossegurança estabelecido. Também são oferecidas capacitações constantes sobre os cuidados e segurança em ambiente de trabalho a todos.
“Me sinto seguro na empresa, pois, enquanto estou trabalhando, uma equipe verifica se os colaboradores estão seguindo os protocolos e usando as máscaras corretamente, assim como no refeitório. Percebo como tudo isso é um diferencial, por isso, eu gosto bastante daqui.”
José Nerildo de Oliveira
operador de impressora rotativa
“Me sinto seguro na empresa, pois, enquanto estou trabalhando, uma equipe verifica se os colaboradores estão seguindo os protocolos e usando as máscaras corretamente, assim como no refeitório. Percebo como tudo isso é um diferencial, por isso, eu gosto bastante daqui.”
José Nerildo de Oliveira
operador de impressora rotativa
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer