Denominado “e.coTech4 Autônomo”, o primeiro veículo elétrico e autônomo do Brasil, é capaz de transitar sem a necessidade de um motorista, controlado de forma remota, por meio de aplicativo de celular. “Com recursos alocados pela Lei de Informática, conseguimos apoiar a Hitech neste projeto pioneiro”, conta a consultora de Novos Negócios na Positivo Tecnologia, Graciete de Lima.
O modelo alcança velocidade de até 50 km/h e circula com autonomia de 100 km, de acordo com o tipo de trajeto percorrido. Além disso, consegue mover-se por regiões já mapeadas, sem uma preparação especial da infraestrutura viária nem a utilização de um sistema global de posicionamento (GPS). Com um design futurista, o carro detecta quase instantaneamente os obstáculos estáticos e móveis, como muros, pedestres e outros veículos, numa distância máxima de 50 metros. Dessa forma, realiza ações adequadas de acordo com o tipo de barreira encontrada. Outra facilidade do veículo é que pode ser carregado em qualquer tomada elétrica de 110 V ou 220 V, por meio de plugue de três pinos, pelo período de seis horas para carga completa.
Inicialmente, disponível apenas para o segmento corporativo, o automóvel pode ser alugado por empresas e utilizado para transporte de passageiros ou cargas em ambientes internos como pátios fabris, campi universitários, resorts ou clubes.
Veículo de comunicação interna dirigido aos colaboradores do Grupo Positivo.
Coordenação Editorial: Bruna Figueiredo
Redação:
Corporativo, Colégio Positivo, Curso Positivo, Instituto Positivo, Aprende Brasil Educação e Posigraf: Ariane Saldanha Morastico, Nayra Gazafi De Moraes, Suelen de Paula Salomão, Elisa Schneider, Ana Carolina Girardi, Ana Flavia Freire Borgo, Bruna Carvalho Figueiredo e João Lemos.
Imagens:
Acervo Grupo Positivo e Banco de Imagens.
Produção:
Revisão: João Lemos
Diagramação e formatação: Creative Hut
Colaboração: Juliana Fischer